Na tarde desta quarta-feira, 8 de maio, a câmara municipal de Santana do Piauí promoveu uma audiência pública para apresentação da Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO para o ano de 2025, a apresentação e abordagem dos principais pontos da LDO foi conduzida pelo assessor contábil da prefeitura e câmara municipal, Gláuber Luz.
Na ocasião, esteve presente a presidente da câmara municipal, Clarete Rabelo, e os vereadores; Antônio de Hercília, Deuzim, Francisquinho e Elenilsa Gabriel, além de colaboradores da câmara municipal e populares.
“A LDO desempenha um papel fundamental quanto a transparência no planejamento e utilização dos recursos públicos pelo poder executivo, essa apresentação é muito importante pois permite esclarecer dúvidas e trazer reivindicações da população, e isso contribui com o trabalho do vereador e sobretudo com o progresso do município”, destacou a presidente da casa, Clarete Rabelo.
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é elaborada anualmente e tem como objetivo apontar as prioridades do governo para o próximo ano. Ela orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual, baseando-se no que foi estabelecido pelo Plano Plurianual. Ou seja, é um elo entre esses dois documentos.
Na LDO Municipal devem conter, entre outros tópicos, a previsão de despesas referentes ao plano de carreiras, cargos e salários dos servidores, o controle de custos e avaliação dos resultados dos programas desenvolvidos e as condições e exigências para transferências de recursos a entidades públicas e privadas.
Fonte: Noticia em Pauta